Tratamento Caseiro Para Millium/Milia – Bolinhas Debaixo dos Olhos

tratamento milium

Há pouco tempo notei que 2 bolinhas chatas tinham aparecido debaixo dos meus olhos e elas se recusavam a sair. Sabia que não eram cravinhos comuns, afinal esta área dos olhos é geralmente mais seca e fica, só podia ser milium. Milium ou milia são pequenos cistos epidérmicos bem comuns em recém-nascidos (milia primária), mas também podem ocorrer em adultos (milia secundária). São bolinhas brancas que aparecem no rosto, especialmente na área debaixo dos olhos e são mais comuns em quem tem pele oleosa.

 

São causados por obstrução de folículos ou glândulas sebáceas, ou quando a pele morta não se desprende normalmente e permanece presa sob a superfície da pele.

Como Tratar Milia

  • Fazer limpeza de pele a base de óleo – eu logo pensei que este método seria muito eficaz para combater milium e eu estava certa! Já expliquei aqui no PB como se usa o método de limpeza profunda de pele com óleo detalhadamente, que é muito efetivo para esfoliar a pele e remover pele morta e impurezas.
  • Usar ácido salicílico – você pode fazer um tônico caseiro usando aspirina e vinagre de maçã e usar um gel a base de ácido salicílico. O meu favorito é o Spot remover da marca Origins, que é para ser usado em espinhas, mas várias marcas fazem esses produtos como a Clean n Clear. Passe o tônico no rosto todo com um disco de algodão em movimentos circulares para esfoliar a pele e em seguida passe o gel sobre as bolinhas debaixo dos olhos, muito cuidado para que o produto não chegue aos olhos.
  • Faça peelings na área – o peeling deve ser mais fraco, nada que cause irritação na pele. O peeling caseiro que ensinei aqui no PB é uma ótima opção, muito cuidado com os olhos!

Um esteticista pode retirar as bolinhas com uma agulha, mas eu não recomendo fazer isso em casa. Esfoliação com agentes abrasivos e grânulos também podem ser usadas, mas a área debaixo dos olhos é muito fina e sensível, por isso uma esfoliação química, como peeling é mais indicado.

Eu me livrei de uma das bolinhas, das duas que tinha e o processo não foi dos mais rápidos. É preciso ter paciência e persistência. É claro que meu caso não é sério, mas as bolinhas sempre podem reaparecer, elas se dão por fatores genéticos e pelo uso de certos cremes mais pesados que podem entupir os poros.

A coisa mais importante a se fazer para tratar e prevenir milium é esfoliar!

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.