Tratamentos para Rosácea – Pele Sensível e Avermelhada

rosacea tratamento

A rosácea atinge mais de 45 milhões de pessoas no mundo todo, sendo 14 milhões de americanos. No Brasil não há uma estimativa precisa.

A prevalência da rosácea é muito difícil de ser determinada, devido aos sintomas variados e comuns a outras doenças. É comum confundir acne, dermatite atópica ou outras inflamações na pele com rosácea. Estima-se que a prevalência da doença em caucasianos seja entre 1 a 10%.

Adultos entre 30 e 60 anos sofrem desta doença com maior freqüência, principalmente as mulheres, mas os homens geralmente apresentam os casos mais graves.

rosacea como tratar

É difícil tratar rosácea e a melhor opção de quem sofre com a condição e tem a pele ultra sensível, constantemente rosada ou vermelha e vez ou outra inflamada, é controlar os sintomas e prevenir crises.

  • Evite se expor por muito tempo ao calor ou ao frio extremo. O calor é o pior inimigo de quem tem rosácea, por isso limite a exposição ao sol e humidade, fique em ambientes fechados com ar condicionado e sempre use protetor solar fator 30.
  • Evite ingredientes irritantes em cosméticos. Leia o rótulo dos seus cosméticos e fique longe de: álcool, hamamélis, esfoliantes físicos (com sementes e grânulos), retinóides, peróxido de benzoila e sulfatos.
  • Trate rosácea com enxofre. É o seu melhor aliado! Melhora inflamação e combate fungus e bactérias. Use sabonete à base de enxofre ou misture seu próprio creme, com enxofre puro em pó e aloe vera (babosa) – é ótimo para peles sensíveis.
  • Use antibióticos tópicos – consulte um dermatologista e use pomadas antibióticas no rosto diariamente.

rosacea tratamentoOs tratamento caseiros, como o enxofre e babosa mencionado acima, podem ser muito eficazes em casos mais leves de rosácea, mas em certos casos, só mesmo antibióticos com um acompanhamento médico pode dar jeito.

Rosácea não é acne e quem sofre da doença, sabe da dor física e mental que a condição causa. Não se desespere, rosácea não tem cura, mas pode ser bem controlada. E ao contrário do que muitos pensam, maquiagem não piora a rosácea e pode ser uma grande aliada no seu dia a dia.

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Vanessa Moreira

    Tenho uma amiga que sofre de rosácea, vou passar a dica pra ela, a maquiagem faz muita diferença no caso dela. O bb cream é seu melhor amigo.
    Bjim

  • Isadora_Rezende

    Não conhecia…vivendo (lendo) e aprendendo, rsrs. :*

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      sorte sua, amiga, rosacea e complicado! beijos

  • Andréa

    Tenho rosáceas muito leves e recentes, apareceram esse ano, e minha pele é ótima, nunca exigiu maiores cuidados. Fui a dermato e ela confirmou que não há cura, que há controle, recomendou evitar calor ou frio intensos, stress (ah, tá…) e sair sem protetor solar. Estavam bem irritadas e me deixaram muito assustada, pois nem espinhas eu costumava ter. Usei um creme indicado pela médica para disfarçar a vermelhidão e não vi nada demais. Até que lendo um blog sobre os benefícios em geral do Cicaplast Baume li que ele talvez pudesse ser bom para as rosáceas, já que tem água termal, zinco, pantenol e madecassoide em sua composição, e isso acalma a pele. Experimentei o Cicaplast regular que tinha em casa e, voilá!, acalmou imediatamente a irritação! Tratei de comprar o Baume e hoje uso diariamente junto com o Bioré, pois a textura é incrível e fez bem para o rosto todo, não só para as rosáceas. Evito sol, calor e frio intensos, e percebo que quando fico muito irritada/estressada/de pilequinho as rosáceas aparecem quase que imediatamente. O Cicaplast Baume funcionou muito bem para mim.

  • Paola Oliveira de Camargo

    Caramba! Nunca tinha visto imagens tão fortes sobre rosácea… Que coisa triste!

  • SOL ROMENA

    Obrigada por explicar tão bem o problema da rosácea! É algo que verdadeiramente dói. Não são como espinhas porque nascem como se fossem cistos e são bem maiores. Não vêm ‘a furo’, como minha mãe costuma dizer. Elas ficam muito tempo para criarem uma ponta e o pus que sai é duro. Daí doer tanto! É feio e detona a auto-estima da gente!

  • UnionJ BeautifulLife

    Não sei se oq tenho é rosácea mas é bem parecido. Fica uns micro pontinhos brancos levantados e várias peles levantadas. Aí eu tento passar maquiagem pra disfarçar o vermelho e fica pior pq fica evidente que passei maquiagem, não fica uma pele igual a de vcs que nao parece q passou nada. Ficar com o rosto todo vermelho é ruim mas ficar com um monte de pontinhos brancos e peles pintadas de bb cream é feio também… sabe alguma dica pra deixar a pele lisa pra poder passar a maquiagem?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Bia

      A pele tem que estar com as feridinhas sob controle, mas um primer hidratante (com a composição mais suave possível) ajuda.

      Bepantol líquido hidrata bem sem engordurar muito (pra não aumentar as bolinhas).

      Veja se não é o caso de pedir um antibiótico ao seu derma…em pouco tempo você vai ver diferença e a pele fica mais uniforme.

      Beijoo