Tudo Sobre Alisantes

aprenda sobre alisantes

Aqui no PB temos muitas informações sobre escovas progressivas e alisamentos, para facilitar a vida de meus leitores, que têm uma sede incrível para tudo que se relaciona a cabelos lisos ou mais domados, aqui vai uma compilação de todos os agentes alisantes e como eles funcionam.

Alisantes Tradicionais (alto pH)

  • Hidróxido de Sódio – cabelos afro e crespos
  • Hidróxido de Guanidina – cabelos afro e crespos
  • Tioglicolato de Amônia – cabelos ondulados (usado no alisamento japonês, escova inteligente e escova definitiva) – requere neutralização
Relaxamentos á base de hidróxido não requerem ação térmica, ou seja o uso de pranchas.

Alisantes Ácidos (pH baixo)

  • Formol (pH de 2 a 5)
  • Ácido Glioxílico (pH de 1,5 a 2) – deve ser lavado no mesmo dia
Os agentes de pH baixo são os usados em escovas progressivas, seja a escova marroquina, escova de chocolate, escova de turmalina, escova de maçã – não importa o sabor – essas escovas contém um dos alisantes acima e são eles que realmente alteram as características dos fios.Outros componentes comuns em escovas e alisamentos são queratina, carbocisteína e aminoácidos – eles não ajudam a alisar, são apenas usados para recompor a estrutura dos fios que precisa ser danificada para que o alisamento aconteça.Há muitos produtos no mercado que contém formol em pequenas quantidades (0,2%). O ácido glioxílico age quase exatamente como o formol e alisa os cabelos de forma mais gradual, o problema é que o ácido glioxílico desbota o cabelo, clareando as mechas, deixando-as com o tom alaranjado.

Aprender Sobre a Compatibilidade de Químicas Capilares é Muito Importante – Antes de alisar os cabelos é preciso saber se seu cabelo possui qualquer outra química que possa não ser compatível com o alisante que queira usar. Consulte a tabela de compatibilidade e sempre faça o teste de mechas.

Aminoácidos, Frutas, Arginina, Selagem, Cauterização e Vitaminas NÃO alisam – é preciso usar um agente ácido ou alcalino para penetrar o córtex dos fios capilares e alterar as pontes de enxofre.

Alisamentos Naturais (menos agressivos) – Outros agentes ácidos como ácido lático (leite, iogurte), ácido glicólico (açúcar) e ácido salicílico (aspirina) podem alisar alguns tipos de cabelos de forma gradual.

Óleos NÃO Alisam - as moléculas de óleos são grandes e não penetram o córtex, ao contrário do que outros blogs alegam. Óleos apenas sentam na superfície dos fios e podem deixá-los mais pesados e com a aparência de menos volume, mas os efeitos desaparecem ao lavar o cabelo.

Alisamentos, Relaxamentos e Escovas Progressivas que usam pH alto ou baixo danificam os cabelos – seu cabelo não ficará mais saudável ao ser alisado, os alisantes penetram o córtex separando as pontes de enxofre, literalmente fazendo buracos na estrutura capilar, que se torna mais frágil e suscetível a quebra.

Espero que este artigo seja informativo e esclarecedor, se tiver dúvidas, deixe suas perguntas nos comentários abaixo.

 

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Elen Pomper

    Gostaria de saber.. eu fiz uma escova que leva Ácido Hialurônico, blend, há 20 dias átras, e agora quero fazer mechas no meu cabelo, tendo que descolorir, vai prejudica-lo? ele pode cair?

  • ROSIMÉRI OLIVEIRA

    A exoplastia capilar tem demonstrado que além de tratar os fios do cabelo vc pode realizar procedimento como mechas e obter o efeito liso por até 4 meses.

    http://www.exohair.com

    http://tesouramagica10.loja2.com.br

  • Gisele Couto

    Tenho o cabelo crespo, mas bem fininho e ralo que demorava muito a crescer. Comecei a relaxar o cabelo com profissional porque antes era em casa mesmo e talvez por isso não via resultado, então por um bom período passei a fazer escova progressiva, marroquina, inteligente e tantas outras que surgiam, mas com o passar do tempo e das escovas percebi que meu cabelo esta ficando ralo, minguado, ele tava sumindo, embora ele não estivesse caindo ou quebrando, então resolvi voltar a fazer relaxamento que já fazia antes. Só que o período em que passei fazendo as famosas escovas eu passei a descolorir o cabelo e gostei muito do meu cabelo com mexas, mas com o relaxamento ta impossível. Se antes eu não via o cabelo cair e quebrar agora eu não aguento mais olhar, da vontade de chorar. Quando fiz o relaxamento perguntei a profissional se poderia descolorir ela disse que sim, que ela estava usando guanidina e que a guanidina era compatível com água de 10 e descolorante sem amônia, mas que nada, meu cabelo quebrou todinho na frente. Enfim, gostaria de saber qual o produto para fazer relaxamento, que seja compatível com descoloração, você recomendaria para alguem que facilmente tem os fios fragilizados tornando-os quebradiços, através de processos químicos que não foram satisfatórios no resultado. Se eu não descolorir e ficar só relaxando meu cabelo fica lindo, mas eu não me reconheço mais com os cabelos escuros, sinto falta das mexas e da tonalidade mais clara. Se você puder me recomendar os produtos adequados tanto para relaxar como para tonalizar eu agradeço, se não, mas souber quem possa também agradeço. Não vou dizer os nomes dos produtos que ela usou aqui, pois não acho adequado, mas todos são de marcas bem conhecidas e respeitadas no mercado da beleza. Grata, Gisele Couto.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      é melhor vc apenas relaxar, vale a pena no fim ficar com o cabelo saudável e bonito. Vc se acostuma com a cor mais escura e se fica lindo, daí fica bem mais fácil. Alisamentos com ácido glioxílico seriam os mais indicados, mas mesmo assim causa danos, não há alisamento seguro!

  • Daniela

    Gostaria de saber qual princípio prejudica mais o cabelo e o organismo, se o ácido glioxílico ou tioglicolato de amônia. Fiz duas texturizações com um intervalo de seis meses com tioglicolato de amônia e na segunda percebi que os fios quebraram. Agora, novamente após seis meses da última texturização, fiz uma inteligente com o ácido glioxílico pensando que agrediria menos o cabelo e também percebi que houve quebra dos fios. É verdade que o ácido glioxílico pode ser tão prejudicial ou cancerígeno quanto o formol? Aguardo.

  • Zill Fraga

    Aiii Ju, gostei muito da escova Marroquina, mas mesmo com o post de vcs eu acabo tendo tanto medo do formol.

    Acho que é porque eu sou muito alérgica. A guanidina gostei no início, mas com o tempo o cabelo quebrou muito.

    Adoro aquela selagem que vcs ensinaram com creme de leite, uma maravilha o cabelo fica Mega, mas quando lava sai rsrsr. Tem que fazer tudo de novo. O que eu faço???? Queria algum produto que durasse mais.Bjsssss

    • Bia

      Olha Zil, o melhor alisante ainda é o formol, no quesito durabilidade e também no quesito não destruidor de fios…
      Um primo do formol, o ácido glioxílico também é bom…
      Seguindo na minha sequencia de preferências, carbocisteína e tioglicolato. Guanidina arrebenta demais…sempre achei tenso e tal…

      *Marroquina tem formol Zil!

      Alisar mais tempo, danificando menos, pra mim, é formol!

      kkkkkk

      Bjo linda!

      • Zill Fraga

        Valeu Bia, obrigada pela dica. Éhh continuo tomando anti alérgico antes da escova…rsrsrs
        Bjsss

  • Érika

    Vc sabe me dizer se algumas dessas químicas podem ser utilizadas por gestantes? Me informaram que o ácido glioxílico pode…O produto que me informaram é o Keeping Liss, da Lowell….Obrigada!

    • Bia

      Ácido Glioxílico é parente do formol…eu não usaria!

      Beijo

  • monique

    a selagem termica da cadiveu estraga o cabelo?? ou é boa, tenho cabelo liso na raiz e só um pouco ondulado nas pontas

  • Silmar Group

    Nao sei quem escreveu este artigo mais eu garanto que esta errado com relacao aos oleos aqui estamos usando o alizamento a oleo a 4 meses e funciona o processo e gradual, calei a boca dos cabeleiros do bairro depois de usar X_Tenso quebrou todo o meu cabelo depois de um tempo cortei bem curto meu cabelo esta crecesdo rapido e com a raiz mais solta gracas aos oleos. Se voce nao usa um processo nao comente somente sobres estudos. Comente sobre o que realmente sabe e usou ou testemunhou alguem usando

    • Bia

      O que tem nesse seu óleo, amiga? Henê ou carbocisteína?

    • vania

      Que óleo milagroso foi esse que vc usou e alisou? Compartilha para quem quer se libertar das químicas como eu…

      • Bia

        Olha Vânia, geralmente o povo não conta o que vai dentro dessa garrafinha que é vendida. Mas aposto com você: é Henê.

  • rafaela amelia

    ola gostaria de saber, se é melhor eu fazer uma progressiva com acido glioxilico depois ou antes da coloração o que vc recomendaria e se for após com quantos dias possa fazer a coloração.

  • Buenoleticia_

    Oi Ju! Meus cabelos são cacheados e finos, mas vivo fazendo escova porque prefiro minha mechas lisinhas! Rsrs! Nunca fiz nenhum tratamento alisante, morro de medo! Gostaria de saber sua opinião, porque tenho só 15 anos! É melhor alisar vez ou viver de escova como eu vivo? Muitooo obrigada! Beijoos!

  • tata

    ola juliana fiz a selagem de carbo cisteina e não pego mais sempre alizeicom sódio mis tem 15 que fiz esta escova sera que posso alisa com wella de sódio de novo

  • Kassiarodrigues

    ola juliana tenho o cabelo fino,alisei,e quero fazer  luzes, com trinta dias posso fazer as luzes,so que tem um problema omeu cabelo ainda tem tinta preta,me mande uma soluçao.aguardo a sua resposta.

  • http://www.facebook.com/miguel.debiaso Miguel de Biaso

     Olá Juliana. Gostei muiot da sua reportagem, contudo eu devo discordar sobre as progressivas. O formol a 0.2% não altera em nada  a estrutura do cabelo, apenas evita que o produto estrague. Quanto ao ácdio glioxílico, al´me de corroer o fio, ele libera moléculas de formol qdo aquecido. Ao aquecer ela desprende uma molécula de gás-carbônico e outra de formol. O formol é conhecido agente cancerígeno e estudos apontam que entre 2020 e 2030, o índice de câncer no Brasil sofrerá alterações devido às “benditas” progressivas. =
    É uma pena… ou não, pq escova progressiva, no fundo, causa danos muito piores ao cabelo, o problema é que não percebemos isso de cara.

    • Wilson

      Bom dia Miguel, vc parece ser um profissional que entende bem do assunto por isso gostaria de informa-lo que esta equivocado quanto a comparação do formol inibido a 37%, o que é usado em média de 15 a 30% na composição dos produtos que alisam os cabelos, produto hoje proibido até como conservante de produtos de limpeza, onde se usava em torno de 1%. O ácido glioxílico em altas temperaturas poderá ou não liberar o formol, isso depende da qualidade do ácido glioxílico usado, ou seja da quantidade de glyoxal em sua formulação. Alguns desses ácidos quando colocados em altas temperaturas não foi possível identificar a molécula de formol e em produto com até 0,75% de glyoxal apresentou 0,02% de formol.

  • Vivian

    Ooii eu queria saber se pode alisar o cabelo e depois fazer mechas,pode? é que eu quero alisar  cabelo e fazer mechas no cabelo.

    • rdtosalaodecabeleireiro

      Olá Vivian, eu faço com muita segurança, utilizo uma linha destinado a cabelos étnicos e com química da GAMBA SYSTEM-Pó descolorante LUCENTEZZA.
      ROSIMÉRI OLIVEIRA.

      • Vivian

        oq se faz primeiro? as mechas,ou o alisamento??

        • rdtosalaodecabeleireiro

          Primeiro o alisamento e 15 dias as mechas. Apesar do produto ser compatível com todas as químicas de relaxamento e alisamento, eu gosto de respeitar a dinâmica capilar.

          ROSIMÉRI OLIVEIRA

          • Vivian

            desculpa ficar fazendo muitas perguntas,mas se eu der o alisamento e um 1 mês depois as mechas,da o mesmo resultado??

          • rdtosalaodecabeleireiro

            Sim, apenas algumas clientes gostam de realizar o serviço no mesmo dia, então eu explico que o melhor é dar este período de descanso. Agora cada caso é um caso se sua cliente for assídua e realiza tratamentos a anamnese capilar é muito importante.

          • Vivian

            Obg,pelas respostas eu estava em dúvidaa,agora nao estou mais,obg de novo BJS pra vc!!!!

  • Vivian Diniz

    o meu cabelo onde alisa fica com brilho, macio mas onde tá crescendo a raiz e vem na forma original sempre tá detonado, uso o alisamento formol mas é tudo em quantidade ok , sem polemica, só que o meu cabeleireiro diz que não posso clarear o cabelo pq isso? tipo a gente ve as hollywoodianas -Nicole Kidman, JLo – e elas tem o cabelo alisado e claro,  qual será o alisamento que fazem e o produto que usam, a Beyonce tb…isso me intriga…

    • Soraiadebritoguedes

      nao se esqueça q as americanas são viciadas em apliques mechas e perucas elas sempre usam desses artificios para mudar o visual

  • Brunalaignier

    Oi Ju, gosto muito do seu trabalho, muito esclarecedor! Eu uso a longlasting da loreal, ja ouviu falar? Eh boa? Ela eh compativel com descoloracao? Porque queria descolorir! Obrigada!

  • Marina Cruvinel Lacerda

    Ju passo guanidina no meu cabelo e gostaria de saber se posso pintar ou tonalizar?
    Bjos

  • http://www.facebook.com/limapereiravaz Marlene Lima Pereira Vaz

    Oi Ju, minha cabeleireira quase me matou, pois estou aplicando Henê nos meus cabelos…. estou adorando o resultaso, pois tingiu completamente meus cabelos brancos, meu cabelo está pretinho… coisa que eu adoro…. percebi que fortaleceu muito e está muito macio, e o que vc acha? Bjusss…

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi querida, nao tenho nada contra hene e acho que se esta dando certo pra vc, vai nessa! Vou fazer um post falando sobre isso, mas ha muito preconceito e mitos sobres hene. Hoje em dia, as plantas usadas (pinheirinho) sao controladas e nao crescem nas beiras de represas como antes e por isso, nao contem metais ou poluicao – hene nao tem nada de vilao. beijos

      • http://www.facebook.com/limapereiravaz Marlene Lima Pereira Vaz

        Obrigada Ju, que bom que vc aprova… pois se vc falasse que era ruim, eu não pensaria 2 vezes em parar de aplicar, pois para mim vc tem muita credibilidade no que fala… se vc fala eu acredito piamente… Adoro seu blog…. bjusss…

      • deniflor

        Oi Jú vc quer dizer que Henê é feito com pinheirinho? Já usei henê um tempo meus cabelos ficaram bonitos abessa, mas como gosto de estar mudando de cor, então resolvi ir aplicando de dois em dois dia vinagre de maçã, um pouquinho de bicarbonato, com chá de cebola e leite pra tirar ele do meu cabelo pra depois poder pintar….

  • Fernanda_psilva

    Muito esclarecedor,alisamento é um tema com muitas dúvidas,quanto mais informação melhor,excelente artigo Jú!

  • Jυรรy .”.♥.”. .

    Muito claro! Adoro esse blog, é tanta informação útil hehehe!

  • Iza Santos

    Oi, Ju! Antes de mais nada quero parabeniza-á pelo excelente trabalho neste site, que além de tudo é lindíssimo. Tenho uma dúvida: meu cabelo é ex-cacheado (fiz relaxamento com tioglicolato e escova London há 1 ano) , longo ,fino e eu uso tintura (7.0) nas raízes. Comprei uma oferta em um site promocional e posso escolher entre as ecovas London, Portier, Turmalina ou Inteligente. Na sua opinião, qual a melhor delas? Muito obrigada, minha querida! Beijos e renovados votos de sucesso!

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    Tenho o cabelo cacheado e sou bem feliz. Preciso é cuidar melhor. Mas o post ficou super!

    • deniflor

      oi vanessa quando meus cabelos eram cacheados eu sempre usava uma máscara natural neles que eu mesma elaborei, era uma touca de gesso amaciante natural, feita com: banana, clara de ovo, proteína de soja, glicerina, gelatina, adefort, leite e mel, e isso deixava eles soltinhos , fortes, saudáveis e brilhantes…Hoje em dia ainda faço pois é ótimo para os cabelos! Há e tbm ajuda a diminuir o volume.

      • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

        Obrigada deni! Vou tentar, mas eu confesso que amo um volume no cabelo.

        • http://www.facebook.com/deni.flor Deni Flor

          Oi Vanessa essa máscara é um tratamento natural para manter saúde dos cachos , e dos fios capliares em geral, controla o frizz, ressecamento, volume não necessáriamente e se vc gosta de mais volume , vc pode dar volume com o difusor.
          Tenho outro truck na manga muito bom pra cabelos cacheados tbm elaborado por mim, antes de eu perder meus cachinnhos que eu tanto gostava…
          BRILHO MOLHADO : IDEAL PARA CABELOS CACHEADOS.
          Peque uma colher de sopa de gelatina dissolva em uma xícara de chá bem forte de alecrim, junte um pouco de soro glicosado , um pouco de creme leave-in ativador de cachos bém cheiroso, uma colher de vinagre de maça , 1 colher de café de glicerina, uma colherinha de óleo de coco.
          Coloque em um borrifador borrife nos cabelos umidecendo bem, pentei e pronto…agora é só sair pra abalar, mesmo com seu cabelo depois de seco vão pensar que ainda está molhado, de tão brilhoso que fica, E o melhor disso é que ao mesmo tempo esta tratando deles.
          Eu costumava levar esse meu brilho molhado dentro da minha bolsa pra onde quer que eu fosse e volta e meia dava uma borrifadinha neles pra ajeitar.

          • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

            Anotado! Estou amando suas dicas Deni, muitíssimo obrigada ;)

          • http://www.facebook.com/deni.flor Deni Flor

            De nada doçura!! Bjs

        • http://www.facebook.com/deni.flor Deni Flor

          De nada doçura! Bjs

      • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

        Desculpa a ignorância, mas o que é adefor? E como aplica a proteína de soja? Qual formato ideal?

        • http://www.facebook.com/deni.flor Deni Flor

          Oi Vanessa é uma Ampola de vitamina A pura que vendem nas fármácias, proteína de soja é aquele saquinho de leite de soja em pó que compramos no super mercado, ou em lojas de produtos naturais. Eu acrescento na máscara duas colherinhas desse pó que´é muito bom pra cabelo, mais se vc não achar, pode usar leite de soja em caixinha,ou fazer o leite da própria soja assim:
          Pegue uma xícara de grãos de soja coloque numa panela esmaltada cubra com água, leve o fogo deixe levantar fervura , ferveu desligue o fogo deixe esfriar , retire com escumadeira as pelinhas dos grãos que tendem a subrir e descarte. agora vc vai pegar os grãos colocar no liquidificador e adicionar por cima á agua onde vc ferventou eles, vai bater bem , depois vc vair coar sobre um pano branco (pano de saco) de forma que o liquido repouse dentro de um recipiente, depois de todo liqueido passar pelo pano vai ficar no pano a polpa dos grãos aí vc vai expremer bem até sair todo leite ainda contido ali, depois é só vc utilizar o leite que ficou no recipiente> Háaa esqueci de um detralhe costumo colocar de molho os grãos por 24 horas antes de efetuar os procedimentos que escrevi acima.
          E tbm não jogo o resíduo dos grãos fora, eu os aproveiro para fazer alguma receita culinaria ,pois são ótimos para saúde do corpo… tem proteína , fibras, etc…

          • http://www.facebook.com/deni.flor Deni Flor

            DICA:
            Se o leite obtido dos grãos da soja vc quizer usar para fazer sucos de frutas pra beber, não bata os grãos com a agua da fervura, essa fervura é somente pra tirar as casquinhas dos grãos com facilidade e para retirar o gosto amargo caracteristico da soja.´
            Então se vc não gosta de sentir um certo gostinho amargo na boca é só NÃO bater os grãos com a mesma água onde vc os aferventou.

          • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

            Obrigada mesmo, arrasou nas dicas ;)
            Bjim

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            E como!! Amei o papo de vcs!

          • http://www.facebook.com/deni.flor Deni Flor

            Oi Ju, obrigada! Por tudo que vc tem nos enssinado aqui neste seu espaço viciante….Rssss !… Quem chega aqui com certesa não consegue mais deixar de vir , eu sou uma….que fico aqui um bom tempo lendo as postatagens e comentários….E adoro…. ver a sua generosidade o seu respeito com as pessoas, vc tá sempre respondendo as perguntas que te fazem ..Acho isso uma dádiva ,solidaridade é uma das virtudes que valoriso demais nas pessoas e por isso já te admirei desdo primeiro dia que chegueii aqui. Beijos e tudo de bom pra vc smepre…. pessoa linda e abençoada!!

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            Ai que fofa vc, Deni! Obrigada querida, ter pessoas como vc aqui no site é a melhor recompensa pelo nosso trabalho. É um prazer poder dividir um pouquinho com vcs, suas dicas são ótimas e vou usá-las com certesa! beijos e muito obrigada pelo carinho.

          • http://www.facebook.com/deni.flor Deni Flor

            Oi Ju eu é que a gradeço por este carinho ! E como já disse é um prazer poder comparilhar…com pessoas que tbm compartilham.
            E vc que é um encanto de pessoa ,nos faz aqui permanecer!! Bjs e tudo de bom pra vc doçura.

          • http://www.facebook.com/deni.flor Deni Flor

            De nada doçura é um prazer poder estar compartilhando ! Para mim a vida é uma troca contínua e mutua de conhecimentos , experiências e aprendisado.

            Faça e depois nos conte…..Bjs e tudo de bom pra vc hoje e sempre….

          • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

            Já anotei tudo aqui no meu bloquinho de notas para buscar tudo e fazer. Já estou na expectativa ;)

  • Marisa Orbelli

    adorei o post Ju, obrigada por compartilhar informações tão importantes! mil bjsssss

  • Valeria

    Sim, parabéns Ju, ótimo post, muito esclarecedor… 
    Pergunto: pelo que compreendi, o ácido glioxílico não é formol, mas age como formol, é isto?E como vc falou, o formol é o que causa menos danos, e a queratina seria o componente ideal para recuperar os possíveis ”danos” do formol?Relatando que fiz a hidratação/nutrição com o óleo de coco, e realmente é fantástica… mais uma vez obrigada pelas maravilhosas receitas…Bjs

  • Suelencn

    Totalmente claro … maravilhoso Post!!! Parabéns de novo Jú

  • Tânia Soares

    Adorei a sua explicação, está clara e de muito facil entendimento!!!
    Parabéns!!!
    Carpe Diem

  • Rosimeri73

    Olá Ju, desculpe mais eu trabalho com óleo alisante há mais de 10 anos e tenho ótimos resultados, claro que o óleo alisante como vc mesmo definiu são moléculas grandes e o cuidado em alisar é redobrado e possui o incômodo de não deixá-lo atingir o couro cabeludo. 

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi Rozi, me fala o que vc usa, pois so oleo nao alisa, nao e quimicanente possivel. Adoraria saber mais sobre o q vc usa. Beijos

      • Rosimeri73

         Oi Ju, eu uso o óleo alizante vizelly, é extremamente forte, na ausência de experiência ele pode causar grandes quedas, mais eu fui treinada para trabalhar com a linha, por isso de todos os hidróxicos ele me dá excelentes resultados, após utilizar o xamphoo indicador, entro com uma carga de queratina ( eu uso da Lanza ou Revitalli capelli), após 15 a 20 dias eu faço uma escova marroquina onde os cabelos étnicos responde muito bem e a cliente leva de 3 a 4 meses com os cabelos bem esticados, agora vale ressaltar que por ser um procedimento que requer muita atenção e pela experiência os cabelos grossos, difíceis de alizar responde melhor este alizamento, por isso cobro 100,00 pelo procedimento. Já os cabelos tratados com Guanidina, apesar de quimicamente serem da mesma família, sofre por assim dizer um processo de incompatibilidade, a Guanidina talvez pelo seu ativador não recebe muito bem este procedimento caso a cliente queira trocar. Eu não gosto muito de trabalhar com a guanidina, por isso optei por este hidróxido.

        • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

          Ah sim, mas então é o hidróxido em óleo, aí sim, funciona bem. Mas muitos alegam que óleo de coco ou óleo de dendê sozinhos alisam e isso é balela, foi isso que quis dizer. Gosto de produtos em óleo, mas no caso que explicou o agente alisante é o hidróxido e não qualquer óleo. Obrigada pela explicação. beijos

          2012/9/30 Disqus

        • deniflor

          Oi Juliana estou amando seu blog, conheço a pouco tempo, mas já estou aprendendo muito aqui com esta troca mútua de informações, que tanto contribuem para o nosso conhecimento.
          Bem eu quero tbm relatar que já usei óleo alizante nos meus cabelos, que eram cacheados, só que nunca usei puro , sempre usava só umas gotinhas misturada com creme de hidratação , ou óleo de soja , ou azeite, ou óleo de coco, ou amendoa, o que eu tivesse em casa, meu cabelo ficava bonitão, só parei de usar porque não encontrei mais pra comprar.
          Já fiz até touca de gesso utilizando óleo alizante ao invés de Zene . Também já fiz uma mascara relachante de banana com leite, mel, óleo de coco e um pouquinho desse óleo alizante, essa mascara foi eu mesma que criei pois sei que banana leite e mel são otimos para o embelezamento e saúde dos cabelos .

  • Bia

    Uau…lindo!

    Só uma coisa: se alisante não deixa o cabelo melhor, pq a progressiva deixa o cabelo mais bonito???

    Formol ou queratina???

    Já vi gente que alisa um cabelo sofrido, seco, triiiiste….e ele fica brilhante, macio….pq?

    Beijoooo

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Deixa o cabelo mais bonito temporariamente. É que nem engomar e passar roupa, o efeito dura um pouco, mas depois volta a ser como antes. Com o tempo o excesso de calor e queratina quebram mesmo, não tem jeito. O formol é o que causa menos danos, mas porque é bom demais e pode ser misturado em casa, as empresas logo trataram de transformar o coitado em vilão para que outros agentes alisantes viessem a tona. Se puder alise com formol. beijos

      • http://www.facebook.com/silvana.tuna Sil Vaninha

        Muito Bem Ju, acabei chegando a mesma conclusão q vc com o tempo!

  • Dhéia

    Oi Jú… adorei o artigo… Vou mandar pra você um jeito que aprendi para que o ácido Glioxílico não desbote … eu já apliquei várias vezes e deu certo!!! bjosssssssssss

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oba!! Bom demais saber disso, Dheia! Eu tentei, mas não consegui… vc é mestre nisso, menina – parabéns! Manda logo! rsrsrsr – beijos

    • Ana Pereira

      Dhéia também preciso dessa dica urgente! bjks

    • http://www.facebook.com/silvana.tuna Sil Vaninha

      Manda logooo!rsrs

    • http://www.facebook.com/deni.flor Deni Flor

      Oi Dhéia , agora fiquei curiosa…conta pra gente logo…
      Bjs

  • Ana Pereira

    Ju sou cacheada, tenho cabelos com luzes e gostaria de soltar mais meus cachos. Posso usar alisamento natural de uréia?

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      pode sim, Ana.

  • Maria Claudiane

    Ju, aquele alisamento natural de uréia que tu deu a receita também danifica o cabelo? Beijo, amo o PB, apesar de nunca comentar por aqui, :P

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Os alisamentos naturais (graduais) nao danificam, vou esclarecer isso no artigo. Beijos

  • Christiana

    Ei Ju bom dia!!!

    Tenho Cabelo fino porém, ele estava muito poroso e é pouco cabelo, mais isso é da genética, minha mãe tb tem pouco cabelo. A duas semanas fiz uma selagem, porque me indicaram que iria acabar com a quebra, no incio realmente acabou sim, diminui em uns 80%  mas agora voltou um pouco, além da quebra estava caindo muito (pausa para desespero) imagina uma pessoa com pouco cabelo e sofrer de queda hehe.

    queria saber sua opinião sobre essa tal selagem.  e se pode pintar depis, qts dias.
    bjos

    Krika

    • Bia

      Selagem geralmente é queratina…queratina no cabelo que precisa é bom, mas demais endurece o cabelo….

      Ju, pode pintar de boa né?

      • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

        Isso mesmo, Bia! Pintar tudo bem, mas a selagem só funciona de início e cabelo com queratina demais cai mesmo, pois os fios ficam pesados e duros. Pare de fazer selagem com queratina, faça hidrataçao. Eu recomendo no seu caso uma hidratação com creme de leite, abacate e óleo de pequi. beijos
        2012/9/30 Disqus

        • Bia

          Por falar nisso meu óleo de pequi chegou…e eu vou CASAR com ele!

          Dá até dó de usar pra não acabar…que maravilha!

          Ameeeeei…

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            EEEEEEE! Que bom, Bia! Eu achoq ue ás vezes acham que eu sou doida de recomendar comida para os cabelos, rsrsrsr – mas funciona! Só o cheirinho que não é dos melhores, né… mas use café para amenizar um pouco e um enxágue com café após a hidratação, dá um super brilho! beijos

            2012/9/30 Disqus

          • Suelencn

            Não acho o bendito aqui em SP… Fui uma vez pra Goiás mas só encontrei pequi em conserva….
            Alguem sabe onde encontrar na capital/SP???
            bjo meninas

          • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

            Oi Su, não sei dizer, querida… mas tenta em mercados que vendem produtos nordestinos. beijos

            2012/9/30 Disqus

          • Giselemara06

             oii Su eu moro em São Paulo e achei aki no meu bairro mesmo em uma casa do norte paguei 8,00 apenas , acredito que no mercadão da lapa vc consigua achar.. pq conseguir achar no bairro!!