Umectação e Hidratação Capilar

umectacao e hidratacao

Há certos conflitos pela net afora sobre o que é umectação e o que é hidratação, se você for pela definição do dicionário, irá notar que ambos os termos se referem à mesma coisa, a adição e retenção de água. Porém no mundo dos blogs os termos tomaram outras formas e a ideia mais comum é a seguinte:

  • Umectação Capilar – ato de embeber o cabelo com vários óleos e deixá-los agir durante algumas horas ou a noite toda. Em seguida, os cabelos são lavados normalmente com shampoo e condicionador.
  • Hidratação Capilar – feita com máscaras restauradoras, geralmente 1 vez por semana. A máscara fica no cabelo por um tempo e em seguida, lava-se ou apenas enxágua-se o cabelo dependendo do que preferir.

O que é melhor – Umectação ou Hidratação?

A resposta é clara, sem sombra de dúvidas – HIDRATAÇÃO. Eu explico por quê. Como já falei antes, imagine que seu cabelo é como um tecido, é como um casaco. Ok, agora imagina que você está temperando uma salada leve e um pouco de azeite de oliva cai no seu casaco lindo e caro, o que você faz? Corre para a pia e lava a mancha de óleo com sabonete ou detergente e qual é o resultado? Seu casaco fica limpo, livre do óleo, sabão é uma coisa ótima para remover óleo, já vem sido usado por milhares de anos!

Seu casaco não será afetado pelo óleo, não ficará mais macio após lavado, pois afinal o sabonete ou detergente é capaz de quebrar as moléculas do óleo e fazer com que ele desapareça assim que você enxágua o casaco. Use esta mesma lógica para analisar a umectação capilar, você enche o cabelo de óleo na noite anterior e no dia seguinte, lava com um shampoo transparente que faz muita espuma (ou seja cheio de sulfatos), você inclusive lava o cabelo 2 vezes, afinal você quer se livras do óleo, em seguida, você passa o condicionador como sempre faz. O que aconteceu? Nada demais, você retirou o óleo do seu cabelo e este não deixou para trás nenhum efeito, lavou, está novo, ou seja como antes!

Você pode até ver algum efeito caso o shampoo não retire todo o óleo. Se você usa shampoo sem sulfato, umectação até que funciona sim. No entanto, a melhor maneira de usar óleos e assim reter todos os seus benefícios para o cabelo, é usá-los no cabelo seco. Cabelo absorve óleos muito bem, por isso, quando petróleo vaza no oceano, cabelo seco é usado para limpar a área. Então a melhor forma de umectação é a feita a seco, sem lavar depois, portanto lhes trago mais um termo louco de internet que você jamais encontrará no bom e velho Aurélio: UMECTAÇÃO A SECO – soa chique!

Umectação a Seco – Como Fazer e que produtos usar

Muito simples – você vai usar óleos como leave-in, ou seja no cabelo seco ao arrumá-lo todos os dias. Você deve usar os óleos no comprimento e pontas, mas se você tiver cabelo normal ou seco, pode usar um pouco de óleo mais próximo ao couro cabeludo para controlar aqueles fiozinhos voadores e para dar brilho. Espalhe o óleo com os dedos e penteie em seguida com um pente de dentes largos ou escova (a escova acaba retirando o excesso de óleo, caso você tenha passado óleo demais).

Você pode usar praticamente qualquer óleo no cabelo, sim incluindo os usados em culinária:

  1. Óleo de Ojon
  2. Óleo de Coco
  3. Óleo de Pequi
  4. Óleo de Argan
  5. Óleo de Amendoim
  6. Azeite de Oliva
  7. Óleo de Rícino
  8. Óleo de Canola
  9. Óleo de Abacate
  10. Óleo de Soja

Ainda há vários óleos que poderia citar, mas já dá para ter uma ideia. É bem simples, passe óleo no cabelo, o efeito é temporário (como o efeito de TUDO que se passa no cabelo), mas muito eficaz, seu cabelo fica sem frizz, com mais brilho, mais macio, mais domado e com menos volume. Além disso, o óleo ajuda a disfarçar as pontas duplas, fechando-as temporariamente.

Os óleos existentes no mercado comercializados para uso em cabelo, geralmente não são puros e sim misturados com silicones, fragrância e preservantes, o que não são necessariamente ruins para o cabelo. Você pode misturar óleos com óleos essenciais e silicones, assim seu óleo leave-in fica com uma textura e cheirinhos melhores, depende de você. Eu adoro experimentar com misturebas, acho uma delícia e geralmente tenho bons resultados.

Há óleos que funcionam melhor do que outros, você tem que testar vários e encontrar o que é melhor para o seu cabelo – eu particularmente gosto muito do óleo de ojon e óleo de coco, já o óleo de argan, óleo de amendoim e azeite não são tão bons para o meu cabelo, pois ele não os retém tanto. Experimente e veja o que você gosta mais. Te garanto que óleo será o melhor leave-in que você já usou!

author avatar

Maquiadora e cabeleireira nas horas vagas, blogueira e professora de inglês. Adoro o estilo dos anos 60, músicas dos Beatles, Xbox 360, política de esquerda e filmes de terror.

  • Liana

    Faço umectação capilar toda semana no mesmo dia que passo uma máscara de Argan. Tenho cabelo liso e oleoso, uso umam istura de óleo de linhaça, lavanda, hortelã-pimenta e melaleuca. Deixo algumas horas lavo normalmente e passo a máscara =) Fica ótimo!

  • Raquel Galliza

    Gente com que frequencia devo fazer umectação e hidratação?Faço ambos no mesmo dia?bjs

  • Mayara Gomper

    Seu juízo fica no pé?

  • Ester Moreira

    Óleo de soja, esse mesmo que tem em toda casa e só custa umas moedas? Tentador… acho q vou lambuzar meus cachos!

  • Estela Brandi

    Olá meninas! Td bem com vocês? Fiz uma hidratação no fds passado que ficou mara no meu cabelo! Tenho cabelos cacheados e posso dizer que ele esta mais solto, com cachos mais definidos e com mais brilho!!!! A receita e o modo de fazer esta logo abaixo.

    Beijos!

    (desculpe se essa receita ja tiver sido postada…)

    Ingredientes:
    1 colo de leite integral
    2 colheres de maisena
    1 colher de azeite
    1 colher de café de manteiga de karité
    2 colheres de do creme de hidratação que você já usa.

    Coloque no leite ainda frio em uma panela com a maisena e misture até dissolver. Depois que dissolver, coloque em fogo baixo mexendo sempre. Ao menor sinal de fervura tire do fogo e coloque a manteiga de karite, misture e coloque no fogo novamente. Quando começar a endurecer (fique atenta pq endurece muito muito rápido. Ps: tive que jogar uma receita fora pq virou pedra) tire do fogo, misture o azeite e o creme que vc usa e pronto!

    Passe ainda quente (morno para não queimar a mão) no cabelo limpo e ainda umido

    Eu lavei a cabeça coloquei uma toalha e fui para o fogão…

    Deixe duas horas e enxague.

  • Kênia

    Desde que descobri esse blog não consigo parar de ler!! Juliana você conhece algum site seguro onde possa comprar óleos? beijos

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      sim – banho e magia e sabaoeglicerina.com.br – beijos

  • Fernanda_psilva

    Eu tbm vou entrar nessa dos óleos…geralmente só uso nas hidratações,mas depois de ler vários depoimentos sobre o milagre que eles fazem ,vou usar diariamente e vamos ver o resultado

  • Paola Oliveira de Camargo

    Eu estou pensando seriamente em começar a usar óleos no cabelo seco. Mas pentear meu cabelo seco? Sem chance! Isso é pra quem tem cabelo liso.

    • Ester Moreira

      justamente!

  • Soraiadebritoguedes

    ju ta todo mundo falando de umatecnica de relaxamento americano q disem ser mara ele é feito cm guanidina q eu inclusive ja uso aaaaaa bola alguma coisa pra gente vc e mestre nisso   bjs

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      oi querida, ja tem receita ha tempos no PB http://www.produtosdebeleza.com/relaxamento-de-cabelo-receita-caseira.html

  • http://www.facebook.com/vanessa2m Vanessa Moreira

    Aprendi aqui no PB e não me separo mais do óleo de coco!

  • Tânia Soares

    Eu faço uso do Oliva e do Pequi, são MARA p os cabelos.
    Meninas fiquem atentas q os óleos vendidos nas farmácias são “batizados” com óleo mineral, então dê preferência aos naturais, pois o nosso corpo reage melhor a tudo que é natural.

    Bjs
    Carpe Diem

  • Jane Silva

    Ju concordo com vc, eu praticamente abandonei os leave-in pelo Silicone da Niely Gold, na verdade eu não gosto de óleos por eles serem oleosos demais e deixar o cabelo seboso, já o Silicone da Niely é ótimo, qm olha meu cabelo pensa q passo tanta coisa nele, eu apenas hidrato 1 vez na semana e qndo ele tá quase secando, posso bastante silicone do meio até as pontas, enrolandos fazendo tipo um coque, meus cachos ficam lindos a La Gisele Bundchen, adorooo!

    • Liana

      Não sei como é esse silicone, mas pelo tanto que já pesquisei o problema do silicone em excesso é que ele deposita e “blinda” o cabelo, fazendo com que outros produtos que você use não penetrem nos fios da maneira que deveriam…. Apesar de deixar os cabelos bonitos o efeito pode acabar sendo passageiro .-. ….por isso tem gente que não usa….tenho cabelo oleoso, o que faço é passar o óleo no cabelo seca ANTES de lavar…tem óleos expecíficos que ajudam inclusive a controlar a oleosidade =) você passa deixa um tempo e lava… pronto cabelo sem óleo, HIPER brilhoso e saudável =)

  • Claudiaanderson93

    Nossa, agora entendi direitinho!!!

  • http://www.facebook.com/people/Vivian-Diniz/100001964888250 Vivian Diniz

    amo óleo de semente de uva, dá muito brilho e o cabelo fica macio

  • http://www.facebook.com/ana.pereira.90226 Ana Pereira

    Comecei a usar o óleo de pequi e estou gostando muito. 
    No cabelo da minha irmã que está bastante danificado tem feito milagre. Falaram muito mal do cheiro dele, mas sabe de uma coisa, ADOREI! Tô louca pra experimentar o fruto ou alguma receita com ele, rsrs.
    Quando adiciono óleo ao leave in meus cachos ficam bem mais definidos.

    • http://profile.yahoo.com/XCTGG2CP4M3Q26B7HEZ7WVXSDE Vanessa

      Concordo com a Ana, eu gostei do cheiro do oleo de pequi!

    • Ester Moreira

      Passei hoje no cabelo e o cheiro tbm não me incomodou

  • http://www.facebook.com/mihcatgirl Noemi Jordana

    Ju poderia responder minha dúvida nesse artigo que segue o link a baixo. É que acho que vc ñ viu lá rss… Deve ser difícil responder tantas perguntas né?! E estou esperando responder para poder decidir qual procedimento fazer agora bjsss

    http://www.produtosdebeleza.com/escova-progressiva-caseira-cabelos-lisos.html

  • Mag

    Excelente post! Eu costumo passar cremes para dormir, mas sem muito óleo exatamente para não acontecer o que disse: lavou, saiu!
    Beijinho
    http://www.dicasdamag.uni5.net

  • Dany

    Oi… Faz pouco tempo que tenho acompanhado o blog e queria fazer uma pergunta… O que você acha daquelas ampolas que mandamos manipular para cabelos (Ex: Pill Food)? Mês passado comprei algumas e comecei a tomar, será que realmente melhora a queda e o crescimento do cabelo? Beijos.

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Pill food e Biotin, dentre outros, funciona muito bem sim, ajuda a fazer os cabelos crescer. beijos

      2012/10/21 Disqus

  • Adriana

    Ju comprei o sh, o cond, e o creme da linha bioextratos sem sulfato e parabéns. Confesso q achei estranho pois o sh naum espuma como os outros…. Mas te digo, notei uma diferença já na 1 lavagem! Vou continuar usando e vou postando aki. Queria te dizer que comprei tomo Bepantol derma liquido, estou usando nos fios com um borrifador , ao contrario do q pensei ele não tem oleosidade alguma. O q vc acha ? Posso continuar? Pode ser diariamente ? Um beijo! Adoro vc!

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Oi Dri, que bom querida! Vc se acostuma com o shampoo que nao espuma, mas e estranho mesmo no inicio. Pode continuar com o bapantol liquido, sem problemas. beijos

      2012/10/21 Disqus

  • Bia

    Uma vez comprei um leave-in para cabelos cacheados da eh e achei hiper estranho…era quase óleo puro! Agora tudo ficou mais claro…rs

    Eu gosto muuuuuuito do óleo de coco (que cheira bem, até) mas meu favorito é o de pequi ^^.

    Ele não tem o cheiro mais incrível do mundo, mas se passar nas pontas até que dá uma dissipada depois de um tempo.

    Obviamente, amando misturebas e inventando um pouquinho (rs, PB é aula de mistureba total) meu leave-in é: gel de linhaça, extrato de aloe vera, óleo de pequi, silicone e uma borrifadinha de alguma coisa perfumadinha em seguida…. =)

  • Mariana Gussen

    Oi Ju, 
    Acompanho o PB há algum tempo e adoro demais!! Parabéns, muito bom mesmo! Tem dicas excelentes aqui… MAs hj eu preciso de um socorro: o único xampu que o meu  cabelo aceitou bem até hj é o pantene. Veja, falo dos xampus mais comerciais, vendidos em qq biboca, rsrs, pois aqui é interior e é difícil achar algo com a marca éh, por exemplo. Pois bem, gostaria de saber se o pantene tem sulfato e o que vc acha dele. E talvez, por qual xampu poderia trocá-lo… Um grande beijo e continue assim! Abçs…

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Tem sulfato sim! :(

  • Nádia

    oi Ju,
    algumas das receitas do PB são para aplicar antes de lavar o cabelo… será q o efeito da umectação antes da lavagem não teria o mesmo efeito?
    e se misturar 1 pouco de óleo a máscara ou ao condicionador?
    beijos

    • http://www.produtosdebeleza.com/ Juliana Lino

      Ao lavar com shampoo o efeito sai, a nao ser se usar shampoo sem sulfato, mas mesmo assim, sai bastante. Misturar oleo no condicionador funciona bem! beijos

      2012/10/20 Disqus

      • Valeria

        No meu cabelo, um dos efeitos que gostei foi de misturar óleo de coco ( podendo ser qq óleo, como a Ju falou) na máscara de hidratação, e como eu lavo o cabelo antes de hidratar, apenas retirei a máscara com água… resultado: o óleo ainda ficou no cabelo, mas de uma forma mais suave, e ficou super macio e com brilho.. 
        Mais uma sugestão..rs

        • Valeria

          Ah, e plissss… shampoo sem sulfato, faz toda diferença…bjs